Liderança
Conselho
R. Blair Thomas é CEO e Presidente do Conselho da EIG, além de presidir seu Comitê Executivo e Comitê de Investimentos. A EIG atua como um dos maiores investidores institucionais em energia e infraestrutura no mundo. Thomas também é membro do Conselho de Administração e do Comitê de Investimentos da FS/EIG Advisor, a maior empresa não listada focada no desenvolvimento de negócios de energia. A EIG fazia parte da Trust Company of the West, onde Thomas atuava como Diretor Executivo e membro do Conselho de Administração da TCW Asset Management Company. Antes de ingressar na EIG em 1998, ele foi diretor sênior de investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e advogado especializado em financiamento de projetos no escritório Brown & Wood em Nova York. Atuou na Casa Branca durante o governo do presidente americano George H. W. Bush como consultor sobre política energética e orçamento. Thomas é formado pela Universidade de Virgínia, diplomado pela Faculdade de Direito de Nova York e mestre em Direito pela Universidade Georgetown. Ele preside o Conselho de Administração da Harbour Energy Plc (HBR.L).
Ricardo se juntou ao Mubadala em 2016 como Diretor de Operações e Relações Institucionais, possuindo mais de vinte anos em atividades diretamente e indiretamente relacionadas à gestão de fundos.
Ricardo especializou-se em gestão e profissionalização de empresas, melhoria de performance, restruturações de empresas, privatizações e planejamentos estratégicos. Entre 2014 e 2016, ocupou a posição de Head do Private Equity da Modal Investimentos, com 04 FIPs em diversos setores (Óleo & Gás, Hoteleiro e Energia). Posteriormente, entre 2013 e 2014, foi CFO da Ferroport (antiga LLX Minas-Rio) – dos maiores projetos da iniciativa privada em andamento do mundo, preparando a empresa para o início de sua operação. Ao longo de sua carreira, atuou como CEO e CFO em empresas como Leader Magazine, Brasbunker, Sundown Motos, e pela Alvarez & Marsal, no período de 2003 a 2011, atuou nos processos de restruturação de empresas como Parmalat, Varig, Casa & Vídeo, Parras (México), Cinemas Hoyt (Chile), Tyco (EUA), dentre outras.
Atuou também no Conselho de Administração ou Consultivo de empresas como Taesa, Georadar, Enesa, Brastec e Yenzah.
Ricardo é formado em Administração de Empresas pela PUC-RJ.
Aos 67 anos, Camargo tem mais de 40 anos de experiência no setor de óleo e gás. Formado em Geologia pela Universidade de Brasília, tem mestrado em Geofísica pela Universidade do Texas em Austin. É membro dos Conselhos de Administração do Grupo Ultra, Prumo Logística Global e Vast Infraestrutura. Foi Presidente (2015-2018) e hoje é membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). É Vice-Presidente do Conselho Curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Trabalhou por 27 anos na Petrobras no Brasil e no exterior. De 2000 a 2003, integrou a Diretoria Executiva da Petrobras como responsável pela divisão internacional. De 2003 a 2009, trabalhou na Equinor, inicialmente na sede em Stavanger, como Vice-Presidente Sênior e posteriormente como Presidente da Equinor Brasil. Também foi consultor sênior da McKinsey & Co Brasil de 2012 a 2019.
Ieda é conselheira da Câmara de Comércio Brasil-Grã-Bretanha, diretora da Divisão de Energia do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e membro do Conselho de Administração da Saint Gobain (França), do The Institute of Directors (Reino Unido) e da Exterran Corporation (EUA). É pesquisadora visitante sênior no Oxford Institute of Energy Studies, conselheira sênior e integrante do Conselho Consultivo da FGV Energia, além de participar do Comitê do Programa GNL-2022. Ieda tem mais de 30 anos de experiência internacional no desenvolvimento de projetos, joint ventures e estudos nos mercados de gás natural, GNL e energia solar. Ocupou cargos de liderança por mais de 13 anos na BP Plc em Londres e no Brasil, exercendo funções de Vice-Presidente de New Ventures, Presidente da BP Brasil, VP de Gás para América Latina e VP de Desenvolvimento de Mercado da BP Solar. Antes de trabalhar na BP, Ieda foi Presidente da Comgas em São Paulo, de 1995 a 1998, liderando o processo de privatização e reestruturação societária da maior distribuidora de gás do Brasil. É engenheira química formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo (USP) e Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça. Publicou dezenas de artigos sobre energia e gás natural e realiza apresentações em conferências por todo o Brasil e no exterior, incluindo Gastech, World Gas Conference, World Petroleum Conference, Rio Oil & Gas, Middle East Forum e Petrotech. Recebeu o prêmio Veuve Clicquot de Mulher de Negócios do Ano – Brasil 2001-2002.
Flavio Valle é Diretor-Gerente da EIG e atualmente é responsável pelas atividades relacionadas ao investimento e operações no Brasil como Diretor do escritório da EIG no Rio de Janeiro. Antes de ingressar na EIG, o Sr. Valle foi Diretor Executivo da Prumo Logística. O Sr. Valle tem mais de 15 anos de experiência em projetos de infraestrutura, transações internacionais, financiamento de projetos, mercado de capitais, fusões e aquisições. Nos últimos 12 anos, ajudou a desenvolver as empresas da Prumo, incluindo a GNA Gás Natural do Açu (maior parque termelétrico da América Latina), a Vast Infraestrutura (um hub de petróleo) e a Ferroport (um terminal de exportação de minério de ferro no Brasil) e atuou por vários anos como membro do Conselho das três empresas. Antes de ingressar na Prumo, o Sr. Valle foi associado do escritório de advocacia Veirano. O Sr. Valle é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), possui MBA Executivo (GMP) pela Harvard Business School e LLM pela FGV/Fundação Getúlio Vargas.
Franklin L. Feder é um executivo experiente em funções de consultoria e teve uma longa e bem-sucedida carreira em gestão. Ingressou na Alcoa em 1990 e conquistou cargos de responsabilidade, sendo sua décima posição a de CEO Regional para América Latina e Caribe. Previamente, foi Vice-Presidente Corporativo e Diretor Financeiro para América Latina. Antes da Alcoa, Feder foi sócio da empresa de consultoria em gestão Booz, Allen & Hamilton. É formado pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo e tem MBA pelo IMD em Lausanne, na Suíça. Feder atua no Conselho de Administração de cinco empresas, sendo três empresas nos EUA.
Diretoria
Rogério é CEO da Prumo Logística desde abril de 2022. Construiu sua carreira no setor Industrial, de Tecnologia e de Geração de Energias Renováveis, sempre com forte visão empreendedora. Foi presidente da Schneider Eletric Brasil e presidente para a América do Sul da Vestas, maior fabricante mundial de turbinas eólicas. Mais recentemente, esteve à frente da Omega Desenvolvimento – atuando na estruturação e implantação de projetos de geração de energia renovável. É membro do Conselho de Administração das empresas Aeris, Intelbras, Ferroport, Vast Infraestrutura, GNA – Gás Natural Açu e Porto do Açu. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA pelo lMD (Lausanne, Suiça).
Graduado em Direito pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. Iniciou sua carreira na Prumo em 2010 e é, atualmente, Diretor Jurídico da Companhia. Eduardo integrou, a equipe do escritório de contencioso estratégico e arbitragem, Nunes Ferreira, Viana Araujo, Cramer e Duarte Advogados e, posteriormente, a equipe da MPX Energia S.A., participando de grandes transações nas áreas de direito societário, cível, arbitragem e financiamentos. Contribuiu para a estruturação societária e constituição das empresas Vast Infraestrutura, BP Prumo e Ferroport. Teve importante participação na negociação dos contratos comerciais da Companhia, bem como na obtenção dos financiamentos da Prumo e da Vast Infraestrutura. Eduardo é, atualmente, membro do Conselho de Administração da Ferroport. Em 2017 atuou como International Associate no Debevoise & Plimpton em Nova York.
Atual Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Prumo, Eduardo Kantz foi Diretor de Sustentabilidade da Porto do Açu, afiliada do Grupo. Com mais de 15 anos de atuação nos setores de energia, óleo e gás e infraestrutura, Kantz trabalhou por 7 anos na Eneva, ocupando posições de liderança nas áreas jurídica, regulatória e de sustentabilidade. Anteriormente, atuou no Grupo Michelin e em escritório de advocacia. É professor-convidado dos cursos de pós-graduação da FGV e do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro. Ocupa a posição de Chairperson do Comitê de Sustentabilidade da Câmara Americana de Comércio. Graduado em Direito pela PUC-Rio, possui pós-graduação em Direito Ambiental pela PUC-Rio e em Direito Empresarial pela FGV.
Formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA Executivo pelo Coppead e Gestão Estratégica de RH pela Ross School of Business/Michigan. Atua há mais de 10 anos em Recursos Humanos, tendo vasta experiência na área operacional (engenharia e implantação de obras) adquirida ao longo de 7 anos. Desenvolveu a maior parte da carreira na Andrade Gutierrez, à época com mais de 30mil funcionários, liderando a reestruturação da cultura organizacional e subsistemas de RH. Depois da Andrade Gutierrez, atuou como Head de RH e Comunicação desde o início da GNA, Joint venture entre Prumo, Bp e Siemens, destacando-se pela implantação de uma Cultura Organizacional forte e pelas ações de diversidade de gênero reconhecidas por instituições internacionais.
Letícia Villa-Forte é formada em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre pela École Centrale Paris, com especialização em Gerenciamento de Projetos pela ESSEC Business School. Com vasta experiência em fusões e aquisições, a executiva trabalhou em bancos de investimento como Lehman Brothers e Rothschild & Co por vários anos, participando em múltiplos projetos de M&A em diversos setores. Após este período, Villa-Forte liderou a área de Desenvolvimento e Inteligência de Negócios da Prumo, participando também do M&A e da estruturação da Vast Infraestrutura, além de apoiar outras transações e iniciativas financeiras da Prumo e do Porto do Açu. Antes de se juntar novamente à diretoria da Prumo, ela atuou como CEO da BP-Prumo/NFX por 2 anos, joint venture entre a Prumo e a BP com foco em importação e comercialização de combustíveis marítimos.
Formado em economia, Andrade possui especialização em Teoria Econômica pela FGV, MBA em Petróleo e Gás pela Coppe/UFRJ e um Mestrado em Economia pelo IE/UFRJ, além de formação em programas executivos na Haas em Berkeley, Universidade da Califórnia. Com mais de 20 anos de experiência em upstream, Andrade atuou por 3 anos na ANP e por 7 na Deloitte como consultor de negócios atendendo a clientes nos EUA, Reino Unido e Brasil. Em 2009, se juntou à Equinor, onde assumiu diversos cargos de liderança como vice-presidente de Assuntos Externos e Regulatórios, de Supply Chain para a América do Sul e de Supply Chain Internacional. Até o final de 2020, respondia pelo cargo de consultor sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios em Renováveis na norueguesa.