Negócios de Baixo Carbono
Geração de Energia Renovável
Por meio das suas afiliadas e clientes instalados no complexo portuário, a Prumo amplia sua capacidade de captação de investimentos para um mix energético cada vez mais robusto, ao atuar em atividades ligadas à geração de energia, contando ainda com potencial imenso para alavancar negócios focados em transição energética.
O Porto do Açu é uma potência para acelerar novos projetos de energia, pronto para convergir energia renovável, produção de hidrogênio e consumo industrial. A partir da chegada do gás, com a construção do maior parque termelétrico da América Latina, a industrialização tornou-se iminente, tornando o Açu o único empreendimento portuário no país capaz de realizar a industrialização de baixo carbono desde o princípio.
Com sua ótima localização, retroárea disponível e infraestrutura de classe mundial, o Porto do Açu é o melhor local para instalar bases logísticas que suportem a transição energética, da geração de energia à fabricação de equipamentos e logística.
Localização estratégica, licenciamento ambiental e condições climáticas ideais para construção de plantas eólicas offshore e de energia solar
Estudos em andamento para instalação de plantas de hidrogênio de baixo carbono
Potencial para produção de amônia verde a partir das plantas de hidrogênio
Formação de um cluster químico sustentável incluindo combustíveis alternativos, derivados de amônia verde, de metanol e de etileno
Apoio à indústria siderúrgica de baixo carbono a partir planta pelotizadora e de HBI (hot bricketed iron)
Indústrias de Baixo Carbono
Com grande área disponível, a futura industrialização do porto será baseada em negócios sustentáveis. A estratégia do Porto do Açu visa acelerar a descarbonização das cadeias de valor hard-to-abate, tais como as indústrias siderúrgica, química e cimenteira, responsáveis por cerca de 90% das emissões mundiais de gases de efeito de estufa.
A energia renovável e o desenvolvimento do H2 verde estarão disponíveis para o consumo das novas indústrias do Açu, incluindo a indústria de fertilizantes, derivados químicos do hidrogênio e uma planta de HBI para o setor siderúrgico.